Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

29.1.07

Médicos debatem começo da vida humana

Dois dias intensos de discussões procuram dar “o contributo dos médicos” para o debate que atravessa por estes dias a sociedade portuguesa, com a realização do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez. A 2 e 3 de Fevereiro, a Ordem dos Médicos realiza um seminário sobre “Quando começa a vida humana? – O contributo dos médicos”.

A lista de intervenientes é extensa e reflecte posições a favor ou contra a despenalização do aborto, mas o propósito da Ordem dos Médicos é a organização de um longo debate sob aquele tema único – o de quando se inicia a vida humana. Quatro sessões de conferências, com 14 intervenções, uma sessão de encerramento pelo bastonário da Ordem, Pedro Nunes, cuja intervenção será comentada também por dois clínicos, compõem o programa destes dois de seminário.

Entre os palestrantes é possível encontrar Maria do Céu Machado, alta comissária para a Saúde, Michel Detilleux, consultor da Comissão Europeia, Gonzalo Herranz, presidente do Comité de Ética e Deontologia Médica da Universidade de Navarra, Eva Nilsson Bägenholm, presidente do Comité de Ética da Associação Médica Mundial, Daniel Serrão, membro da Academia Pontifícia para a Vida, da Santa Sé e Miguel Oliveira da Silva, professor de Ética Médica da Faculdade de Medicina de Lisboa, entre outros.

A sessão de abertura terá lugar no auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa, no dia 2, sexta-feira, pelas 9 horas, e o encerramento dos debates acontece às 16 horas do dia 3, sábado.

1 comment:

Marco Oliveira said...

Ora aqui está a questão essencial onde não há consenso científico: onde começa a vida?

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!