Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

10.1.07

Igreja multiplica iniciativas sobre aborto

Alguns sectores católicos vão multiplicar iniciativas sobre o referendo ao aborto, nas próximas semanas em Lisboa. Bispos e leigos dizem querer "esclarecer consciências", na expressão que o porta-voz do Episcopado português, Carlos Azevedo, tem usado.

Dia 18 de Janeiro, quinta-feira, pelas 21h15, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Manuel Clemente, aproveitará a entrega de um prémio atribuído pela Associação de Antigos Alunos do Colégio de S. João de Brito para reflectir a propósito do "referendo que se aproxima e da escolha com que os portugueses serão confrontados". O tema é elucidativo: «A Igreja e a Vida».

No mesmo dia, às 21h30, no âmbito dos Encontros de Santa Isabel, promovidos por esta paróquia de Lisboa, discute-se a "despenalização, legalização, liberalização: o debate sobre o aborto". Para lançar pistas para esta reflexão, a organização convidou Pedro Vaz Patto, juiz e membro do Departamento da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa e da Comissão Nacional Justiça e Paz, e Ana Raposo, médica no Centro de Saúde de Camarate.

Mas estes Encontros - que decorrem a partir desta quinta-feira, nas próximas quatro semanas, sob o lema "Amar Jesus na cidade de hoje" - têm outros debates que poderão tocar a questão do aborto e do referendo próximo. "A vida como um dom: bioética e teologia" marca o seu arranque, na noite de amanhã, sempre às 21h30, animado com a intervenção de Vítor Coutinho, sacerdote e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto, numa iniciativa conjunta com o sector de Lisboa das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS).

Também a fechar estes encontros, a 1 de Fevereiro, o cardeal-patriarca apresenta a temática do programa pastoral da diocese de Lisboa, “fazer da evangelização a expressão e o anúncio da caridade”, debate também promovido em conjunto com as EJNS. D. José Policarpo que anuncia quatro catequeses sobre o aborto no jornal diocesano, "Voz da Verdade", a publicar nas próximas semanas, não deixará certamente de se referir ao tema nesta reunião.

Num quase intervalo a estas abordagens, os Encontros de Santa Isabel promovem ainda uma "reflexão sobre a erradicação da pobreza na Cidade e no Mundo" (no dia 25), com as intervenções de Manuela Silva, economista e presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, e Alfredo Bruto da Costa, presidente do Conselho Económico e Social.


[nota editorial: o primeiro título não era correcto. Dizia que a «Igreja multiplica iniciativas a favor do "não" ao aborto», o que pode acontecer com a conferência de D. Manuel Clemente, por ser conhecida a posição do Episcopado português nesta matéria, mas não será correcto no ponto de partida dos Encontros de Santa Isabel. Aqui fica a correcção e o reparo, devidos pelo estatuto que queremos manter para este espaço.]

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!