Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

8.1.07

Compreender as dinâmicas religiosas do mundo

Um curso de especialização em História das Religiões quer dotar de “uma mais correcta compreensão das dinâmicas religiosas do mundo” os seus participantes, numa época em que o “‘retorno do sagrado’ é mais que legítimo ou natural”.

Promovido pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, este curso pretende responder à urgência que estes dias trouxeram: “Muitas das estacas da nossa normalidade foram sacudidas e arrancadas por fenómenos directa ou indirectamente relacionáveis com a Religião, mais propriamente, com o chamado ‘fundamentalismo religioso’”, lê-se na apresentação do curso.O curso funcionará em regime de Curso Livre, sem nenhum pré-requisito de admissão, e pretende interessar todos os que estão “verdadeiramente interessados com o desenrolar dos problemas religiosos da História da Humanidade”.

Coordenado por Paulo Mendes Pinto, professor nas licenciaturas em História e em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, este curso de especialização terá início a 5 de Fevereiro, com funcionamento às segundas e terças-feiras, das 19h às 22h. Os sete módulos lectivos levarão os interessados pela “Religião do Próximo Oriente Antigo”, “Religião do Vale do Indo”, “Caminhos do Monoteísmo” (em duas partes), “Herança Clássica”, “Os Confrontos Santos” e “Religião e Modernidade”.

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!