Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

24.1.07

"Filhos de Abraão" explicam a sua fé em conferências em Lisboa



“As Religiões dos Filhos de Abraão” é o tema de um ciclo de conferências promovido pela Culturgest, em Lisboa, nas próximas segundas-feiras. O judaísmo, o islamismo, as correntes protestante, ortodoxa e católica do cristianismo, serão objecto de leituras diferentes que permitirão aos “crentes ou não” saber mais “da religião dos outros”, como se propõe na apresentação das conferências.

Outros motivos apresentados têm a ver com os dias de hoje. “Desconhecer aquilo que é um elemento fundamental da vida das pessoas, é não as compreender, é permitir que se instale em nós o preconceito e a intolerância”, afirma-se. Como aliás se questiona: “Não é verdade que, por desconhecermos a fé do outro, naquilo que ela tem de explicável, nos parece que a vida dele assenta em práticas e crenças injustificáveis no mundo actual?”

Estas cinco conferências, animadas por cinco crentes das três religiões monoteístas, ocorrem em paralelo ao ciclo de música que se denomina “Os Filhos de Abraão”. Assim, Samuel Levy, Silas Oliveira, AbdoolKarim Vadil, Ivan Moody e José Tolentino Mendonça vão “explicar a sua fé”, “por palavras que todos entendam, em que acreditam, porque acreditam e como acreditam”.

O antigo presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Samuel Levy, falará sobre “Judeus e Judaísmo”, enquanto que o presbiteriano Silas de Oliveira abordará a “Reforma Protestante: uma história do passado ou uma opção actual?”. O professor universitário e coordenador dos Simpósios do Instituto Muçulmano de Londres, AbdoolKarim Vadil, centrará a sua intervenção em “Testemunhar Deus com os Seis Sentidos: Islão e muçulmanos para além dos textos e dos exotismos”. Depois de uma pausa a 19 de Fevereiro, véspera de Carnaval, o ciclo prossegue com “Caminhos da Ortodoxia”, por Ivan Moody, actual presidente da Sociedade Internacional de Música Ortodoxa, e, a fechar, “O catolicismo como radical elogio da Beleza”, por José Tolentino Mendonça, padre e poeta.

O ciclo decorrerá às segundas (a 29 de Janeiro, 5, 12 e 26 de Fevereiro e 5 de Março), sempre às 18h30, na Sala 2 da Culturgest, com entrada gratuita (é necessário apenas o levantamento de uma senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis).

Mais informação sobre o ciclo de conferências no site da Culturgest.

[fonte da imagem: Culturgest]

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!