Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

27.2.07

Traçar a rota da Lisboa deprimente

Um grupo de cidadãos quer traçar um roteiro no mínimo diferente para a capital: descobrir a «Lisboa deprimente», os edifícios que se detestam, as ruas e praças desmazeladas, os jardins maltratados - tudo o que deprima o lisboeta ou o seu visitante regular ou ocasional.

A campanha segue uma iniciativa idêntica lançada no Reino Unido e quer chamar a atenção das entidades públicas que mexem no espaço público - Governo, Câmara Municipal, Ippar, Ordem dos Arquitectos e Ordem dos Engenheiros. Os promotores aproveitam ainda o lançamento recente de uma agência, a Cenário Urbano, que pretende identificar espaços urbanos a necessitar de intervenção, para insistir na «necessidade de se evitar uma pesada herança para as novas gerações em termos urbanísticos, paisagísticos e tudo o mais que contribui para uma melhor ou pior qualidade de vida» dos cidadãos.

Para aderir basta visitar uma página criada especificamente para acolher as sugestões deprimidas: "Lx Deprimente" durará até ao fim do ano, com um primeiro balanço a fazer no Verão. «O objectivo é pressionar para a resolução de alguns desses casos», argumentam.

1 comment:

TejoLisboa said...

A propósito da deprimente Lisboa, deixo aqui uma sugestão: vi ontem colado numa paragem de autocarro uma espécie de "publicação móvel" que aponta para o seguinte blogue: kkdko.blogspot.com. Achei piada e, mais do que isso, um sinal de uma certa voz cívica que começa a perder a paciência! :) Gostei muito do seu blogue, parabéns. Toda a ajuda é preciosa. Vou-me apercebendo aos poucos de que andamos todos a dormir e a nossa cidade está cada vez mais decrépita, tacanha, suja, abandonada.

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!