Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

15.2.07

Geografias de um explorador apresentadas em Lisboa

Brasil, Angola e Portugal são os territórios das viagens ficcionadas e reais encetadas por Ruy Duarte de Carvalho no seu novo livro "Desmedida – Luanda, São Paulo, São Francisco e volta. Crónicas do Brasil" (ed. Livros Cotovia), que será hoje apresentado, pelas 18h30, na Livraria Almedina (Atrium Saldanha), em Lisboa, por António Mega Ferreira. Este escritor, bem como o autor brasileiro Bernardo Carvalho, já tinham elogiado Ruy Duarte de Carvalho, quando do lançamento das anteriores obras "Vou lá visitar pastores" (1999) e "As paisagens propícias" (2005).

De acordo com a Cotovia, numa nota de apresentação deste novo livro, "o ponto de partida de Ruy Duarte foi a certeza de que o Brasil sempre foi, desde o início da expansão europeia, um terreno privilegiado para exploradores europeus e americanos. Depois, o autor procurou retratar o modo como absorveu as idiossincrasias de tão vasto país, numa viagem que começa em Luanda, tem como destino a grande metrópole de São Paulo e empreende um longo caminho de descoberta ao longo do rio São Francisco".

Os leitores poderão conhecer estas novas paisagens de Ruy Duarte de Carvalho, hoje ao vivo, ou no recato da leitura.

[foto Daniela Moreau/Cotovia]

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!