Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

23.2.07

Manifestação inédita lembra que habitação é um direito

A habitação é um direito lembram os moradores de bairros afectados pelas demolições, que este domingo se juntam numa manifestação inédita, na Praça da Figueira, a partir das 15 horas, para exigir «uma política que controle a especulação desenfreada, promova o acesso e dignidade na habitação para todos».

Moradores dos bairros das Marianas, da Azinhaga dos Besouros, da Estrada Militar, da Quinta da Vitória, do Fim do Mundo e da Quinta da Serra apresentam um manifesto que pretende que «que seja respeitado o direito à habitação para todos, consagrado pelo artigo 65 da Constituição Portuguesa».

A denúncia é clara, para este movimento: «As rendas sobem! Os especuladores engordam! Os prédios caem!». E explicam ao que vêm: «Os bairros de barracas estão a ser demolidos, centenas de pessoas, sem possibilidade de acesso à habitação, são postas à força na rua. Constroem o país, estimulam a economia. Mas o Estado destrói-lhes o único tecto que têm.»

A acompanhar esta manifestação estão os habitantes dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras que mantêm um litígio com a Fundação Pedro IV, actual proprietária dos 1451 fogos nestes dois bairros lisboetas, depois do IGAPHE - Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (entretanto extinto) ter transferido para a Fundação, em 2005, a propriedade dos edifícios. De acordo com os moradores, em notícias publicadas nos seus blogues (Bairro dos Lóios e Fénix das Amendoeiras) houve «tráfico de influências e favorecimento político entre o IGAPHE e a Fundação», para além de irregularidades várias.

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!