Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

21.2.07

Interculturalidade e imigração em palco

Actores e espectactadores envolvidos, num jogo que não se esgota na peça representada. No final, o público pode intervir, subir ao palco, propondo ou actuando com outras soluções para o problema apresentado na peça. A proposta, no mínimo diferente, é do Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa, que leva à cena “Berimbu? Berimbé? Ou que raio isso é!”, onde a interculturalidade, a imigração e a diversidade se cruzam neste teatro-fórum.

De acordo com o grupo, “nesta peça reflecte-se sobre o grau de abertura da nossa sociedade aos que são diferentes, especificamente aos imigrantes que escolhem Portugal para viver”. Em palco, o Teatro do Oprimido apresenta possíveis visões sobre o problema, com os espectadores a apresentarem no fim as soluções do problema.

Esta metodologia foi desenvolvida na década de 1960, no Rio de Janeiro, Brasil, por Augusto Boal, que defendia que “toda a gente pode fazer teatro, até mesmo os actores”. Hoje, é praticada em mais de 70 países e tenta colocar o espectador a reflectir sobre a sua própria realidade.

Com encenação de Diogo Mesquita, a partir de uma criação do grupo, “Berimbu? Berimbé? Ou que raio isso é!” estreia quinta-feira, dia 22, às 22 horas, no Cineteatro A Barraca, em Santos (Lisboa).
Repete às quintas. Em palco serão oito actores, mais os que do público se envolverem.

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!