Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

11.12.06

A paz misturada com o microcrédito

O discurso do novo prémio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, ontem proferido em Oslo, vai ser analisado num debate a realizar na próxima quinta-feira, dia 14, pelas 21h30, no ISCTE. O objectivo, de acordo com a Associação Nacional de Direito ao Crédito, que promove o encontro, é discutir como pode ser misturada a paz com o microcrédito.

Ontem, por ocasião da cerimónia de entrega do prémio, o fundador do Grameen Bank, pioneiro no microcrédito, Muhammad Yunus avançou já algumas pistas que alimentarão o debate, ao instar as empresas a renovarem o capitalismo, para assim "erradicar" a pobreza, que na sua opinião, é fonte do terrorismo. "As frustrações, a hostilidade e a fúria geradas pela pobreza abjecta não podem assegurar a paz em nenhuma sociedade", afirmou Yunus. No futuro, desejou, a pobreza só será encontrada em museus.

Para comentar e debater estas palavras, a Associação Nacional de Direito ao Crédito terá como convidados os economistas Manuela Silva e Mário Murteira e o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Fernando Medina.

1 comment:

José Brito,sj said...

Uma óptima iniciativa...
são pequenos passos que se vão dando.

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!