Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

15.12.06

Petição na internet pede suspensão da TLEBS

"A suspensão imediata da implementação da experiência pedagógica TLEBS [Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário]" é a principal exigência de uma petição on-line dirigida ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro e ministra da Educação. Os signatários defendem que esta experiência faz dos alunos "cobaias de validação de teorias linguísticas consideradas desajustadas por muitos especialistas em Educação e em Língua e Literatura Portuguesas".

Segundo o texto - disponibilizado na internet por José Manuel Nunes, autor do blogue Os Dedos, que se apresenta como "pai de uma criança de 10 anos, a frequentar o 5º ano da Escolaridade Obrigatória" -, a TLEBS "veio propor toda uma nova terminologia para a Gramática Portuguesa, em moldes experimentais". Nas palavras do promotor, "os alunos do 3º, 5º 7º, 9º e 12º anos estão este ano a servir de cobaias ao que o Estado chama de «experiência pedagógica TLEBS»". E acrescenta: "Estes termos estão à experiência, não estão validados. São conteúdos experimentais. É a sua aplicação aos alunos que irá dizer se são adequados ou não. Para o próximo ano lectivo a TLEBS será alargada a todos os anos lectivos, abarcando todos os alunos do país em idade escolar."

Mas a experiência não tem estado a correr de feição, alertam os subscritores, que citam vários responsáveis envolvidos no projecto que manifestaram publicamente as suas dúvidas, como a professora Maria Helena Mira Mateus, uma das linguistas responsáveis pela TLEBS. Mesmo o presidente da Associação de Professores de Português (que é "a favor" da experiência), citado pelo documento, "não sabe ainda se esta terminologia é a terminologia de que o sistema educativo tem necessidade".

Para além das falhas existentes no processo, como os atrasos na formação de professores ou a avaliação de alunos do 12º ano para uma terminologia com que só agora tomam contacto, os signatários lembram que "o esforço de aprendizagem que é exigido aos alunos pode ser inconsequente [porque] o Ministério da Educação já admitiu parar ou rever o processo no final deste ano lectivo".

Face ao "caos" que se vive no processo, os signatários querem a imediata suspensão da experiência e da legislação que lhe deu origem e a regula.

[O texto da petição pode ser lido aqui neste site.]

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!