Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

27.11.06

Campanha contra «mamarrachos» no Cais do Sodré


Uma rede internacional de construção tradicional, arquitectura e urbanismo (Intbau - International Network for Tradicional Building, Architecture & Urbanism) está a promover uma campanha contra a construção de «edifícios modernistas próximos do conjunto barroco da Praça do Comércio», que se destinam à instalação das sedes da Agência Europeia de Segurança Marítima e do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, divulga o Fórum CidadaniaLx.

Segundo a Intbau, "aos olhos de muitos residentes de Lisboa, estes edifícios estragarão para sempre a harmonia e a unidade da sua cidade vista do rio Tejo" [clique na imagem em cima, onde se vêem os edifícios projectados à direita]. "A proposta vem pouco depois de um novo edifício modernista de Siza [Vieira] borrar a zona do Bairro Alto", no que é descrito como uma tentativa de "discretamente permitir outras intervenções no centro histórico da cidade".

O grupo, que conta com o patrocínio do príncipe Carlos de Inglaterra (conhecido pelas suas posições conservadoras no campo da arquitectura), pede que sejam dirigidos apelos ou queixas ao presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ao primeiro-ministro, José Sócrates, e ao centro da UNESCO para o Património Mundial.

1 comment:

Luís Serpa said...

Os prémios não me parecem mamarrachos, muito antes pelo contrário. sabe se há alguma petição a pedir para eles serem construídos o mais depressa possível?

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!