Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

29.11.06

A liberdade de expressão e as religiões em debate


[manifestação de muçulmanos contra a publicação de cartoons alegadamente ofensivos para Maomé]

Lisboa cruza-se por estes dias com as polémicas dos cartoons e do discurso de Bento XVI em Ratisbona, por iniciativa do departamento de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. A 4 de Dezembro, o colóquio «Religião e Ofensa: As Religiões e a Liberdade de Expressão» leva a esta universidade diversos especialistas, que discutirão o tema em sucessivas mesas.

A partir das 9h30 de segunda-feira, em debates que se prolongam pela tarde, será possível ouvir as opiniões sobre as fronteiras da ofensa e os limites das religiões, a partir do olhar das artes (por José Sousa Machado, crítico e editor de arte, Pedro Proença, pintor, e Tolentino Mendonça, poeta e padre), da comunicacão social (com Jorge Wemans, director da Dois, e Mário Robalo, jornalista do Expresso), das igrejas (por Manuel Clemente, bispo auxiliar de Lisboa, e Arifo Amada, da Direcção da Comunidade Islâmica de Lisboa), do mundo académico (com Viriato Soromenho-Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Carlos Silva, da Universidade Católica e José Bragança de Miranda, da Universidade Nova e da Lusófona) e da política (com Fernando Pereira Marques, do PS, antigo presidente da Comissão Parlamentar de Cultura e Miguel Portas, eurodeputado do Bloco de Esquerda, numa sessão presidida pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira).

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!