Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

11.5.07

Sabores de todo o mundo no jardim da Estrela

Encontros e debates, sabores e sons, animação infantil e imagens do mundo: esta é a proposta para quem se deslocar este fim-de-semana ao Jardim da Estrela, em Lisboa, onde decorrerá o Fórum de Comércio Justo. A partir desta sexta-feira, às 17h30, hora da abertura oficial até domingo ao entardecer, "O som, a imagem e o sabor do mundo" é o mote para este espaço.

Do programa destaca-se a organização de oficinas para crianças, uma primeira com "os actores do comércio justo" e uma segunda dedicada a "jogos do mundo". Estas oficinas, bem como os espaços de debate, são – nas palavras da organização do fórum – momentos de "sensibilização para a temática do comércio justo, bem como para algumas das áreas transversais necessárias ao desenvolvimento sustentável – protecção ambiental, consumo sustentável, capacitação dos produtores e igualdade de género".

Esta sexta-feira, o fórum é ainda palco do lançamento de uma publicação sobre "Consumo público, consumo ético" que "pretende ser uma ferramenta útil para todos os que se preocupam com estas questões e que querem ter uma voz activa na forma como o Estado desempenha as suas funções.

As refeições são ao sabor dos quatro cantos do mundo. "Menus eco-solidários" (aos pequenos-almoços, almoços e jantares) são servidos aos visitantes. O de hoje é acompanhado de danças orientais pelo Grupo Shamsa.

No domingo, quase no fecho deste evento, tem lugar um debate com organizações de comércio justo internacionais com o tema "O Comércio Justo face aos novos desafios comerciais".

Este Fórum é organizado pela coordenação Cores do Globo do Projecto Consumo Responsável, em parceria com o CIDAC e a "Reviravolta", e com o apoio do IPAD.

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!