Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

7.5.07

A Alta de Coimbra vista em Lisboa

Sobe-se a Monsanto, para melhor descobrir o futuro da Alta de Coimbra. Em Lisboa, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica, uma exposição apresenta o projecto de candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO, até 24 de Maio.

A requalificação da Alta de Coimbra está entregue a nomes importantes da arquitectura portuguesa, que virão a Lisboa explicar os projectos que lhes cabem e que permitirão depois ao Gabinete de Candidatura à UNESCO (GCU) apresentar toda a zona da Alta da cidade dos estudantes e a Universidade a Património da Humanidade.

A acompanhar a exposição "Alta entre vistas", que pode ser visitada todos os dias úteis, das 10 às 17 horas, o GCU promove quatro conferências sobre os projectos. A primeira apresentação, que terá lugar quinta-feira, dia 10, cabe a João Mendes Ribeiro, o arquitecto responsável pelas intervenções no Laboratório Químico, na Casa das Caldeiras e no Teatro Paulo Quintela. A 17, Álvaro Siza e António Madureira explicam o projecto da nova Biblioteca da Faculdade de Direito a instalar na Casa dos Melos.

Por fim, numa semana duas conferências: uma a 22, terça-feira, por Victor Mestre sobre o projecto do Auditório da Reitoria e o espaço envolvente, o Pátio do Departamento de Física e Química; e outra a 24, quinta-feira, no último dia em que será possível visitar a exposição, com Gonçalo Byrne a intervir sobre a reabilitação do Pátio das Escolas, a construção do parque de estacionamento no Largo D. Dinis, o CIDUC (Centro de Informação e Documentação da Universidade de Coimbra) e a reabilitação do edifício da Associação Académica de Coimbra.

As conferências têm sempre lugar às 10 horas, no espaço da exposição, no edifício do Cubo, na Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Subir a Monsanto para melhor ver como ficará a Alta de Coimbra.

[na imagem: maquete do projecto de Gonçalo Byrne para o "Concurso de Ideias ara o Plano de Reconversão dos Espaços dos Colégios de São Jerónimo, das Artes, Laboratório Químico e área envolvente", lançado em 1995 pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e aberto a quatro professores do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, em exposição anterior; foto GCU]

1 comment:

Jô Beckman said...

ainda vou conhecer Portugal...belo país!
abraços

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!