Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

3.3.07

Imigração é uma oportunidade ou uma ameaça?

A Fundação Calouste Gulbenkian realiza nos próximos dias 6 e 7 uma Conferência Internacional "Imigração: Oportunidade ou Ameaça?" que pretende "dar a palavra a personalidades nacionais e internacionais que podem trazer a sua visão acerca da imigração". O palco da iniciativa é o Auditório 2, no edifício-sede da Fundação, em Lisboa.

No decorrer dos trabalhos, as intervenções de reconhecidos especialistas e académicos procurarão contextualizar a imigração e o desenvolvimento, os desafios da imigração, a partir de testemunhos, a perspectiva das organizações internacionais sobre os fluxos migratórios, o caso espanhol que passou da emigração à imigração e o do Brasil que se tornou um país de emigração, depois de ter sido terra de acolhimento de imigrantes.

"A dimensão humana dos processos migratórios" justifica ainda "o olhar dos escritores", mas também a análise do diálogo intercultural e interreligioso, bem como a leitura do papel das migrações internacionais na economia global. Outro momento-chave do debate será a apresentação e discussão das recomendações sobre o tema central da conferência do Fórum Gulbenkian Imigração (constituído em Março de 2006, com o objectivo de "promover uma reflexão e uma visão abrangente sobre os fenómenos migratórios").

A acompanhar a conferência, será inaugurada uma exposição de fotografia "Homo Migratius" e lançado o livro "Imigração: Oportunidade ou Ameaça? Recomendações do Fórum Gulbenkian Imigração". A conferência será ainda difundida em vídeodifusão.

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!