Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

13.3.07

50 mil pessoas pedem fim do "choque de civilizações"

Mais de 50 mil pessoas já assinaram uma petição que pede o fim do “choque de civilizações” entre o Islão e o Ocidente. De acordo com a organização, que promove a petição on-line, “o choque não é cultural e sim político”, de Nova Iorque a Bagdad, de Guantánamo à Palestina.

Para a Avaaz.org, é possível “impedir que [o choque] aconteça”. Na petição exige-se aos líderes palestinianos, israelitas e internacionais que tenham “verdadeiras negociações de paz” – “e que fiquem na mesa de negociação até que haja paz”.

A meta da organização é atingir 100 mil assinaturas até ao fim deste mês, “quando líderes internacionais se reunirem” e a mensagem for “entregue de uma forma que eles não esquecerão”, avisa a Avaaz.org no seu site sem concretizar.

Esta organização apresenta-se como “uma comunidade de cidadãos de todo o mundo que enfrentam as grandes questões do mundo actual”. A Avaaz.org foi fundada pelo Res Publica, um grupo de advogados de todo o mundo, e pelo MoveOn.org, grupo de activismo on-line com mais de três milhões de membros.

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!