Um blogue de notícias, publicado por Miguel Marujo, jornalista com a carteira profissional nº 5950. O ponto de partida do repórter é Lisboa, mais como espaço físico onde se situa o jornalista, do que como único motivo de reportagem. Aqui não descobrirá a história ao minuto, mas uma tentativa de manter um olhar atento e, eventualmente, diferente sobre a Cidade. Envie-nos o seu alerta, a sua sugestão ou o seu comentário para mmarujo@gmail.com

16.3.07

Uma semana do tamanho do mundo para descobrir "um mundo mais vasto"

Lisboa e Guimarães têm “uma semana do tamanho do mundo” a acontecer entre portas, numa realização da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Urbáfrica. O programa decorre em Lisboa desde quarta-feira, dia 14, e prolonga-se até domingo, 18. Em Guimarães, duas mostras apresentam-se de 22 de Março a 5 de Abril, concentrando-se a realização de um atelier e um fórum a 23 deste mês.

Os objectivos da iniciativa apontam para a educação para o desenvolvimento, descobrindo “um mundo mais vasto”, a partir da experiência de vida de cada um, onde o mundo começa, como argumenta a organização do evento. A organização interpela directamente os cidadãos das duas cidades: “Propomos mudar este mundo com um projecto que criou outros projectos, que envolveu dezenas de pessoas com uma grande capacidade de interrogar, duvidar, criticar e criar outras realidades. Esta experiência de vontade iluminou outras perspectivas, outros contextos, outras verdades, outras propostas e outras hipóteses que queremos partilhar contigo.”

Em Lisboa, até domingo, decorrem duas mostras: a exposição de fotografia “A Partilha do Indivisível”, no Fórum Lisboa (que comemora 50 anos), onde pode ser vista das 10 às 18 horas; e uma instalação da artista Sara Lisboa, que pode ser apreciada no mesmo horário.

Já hoje, a partir das 16 horas, também no Fórum Lisboa (à Avenida de Roma) um debate/workshop sobre “Educação para o Desenvolvimento: Estudo de Casos Especiais” pretende analisar projectos, acções e estudos desenvolvidos no âmbito da acção de formação do projecto “Metas 2015: Responsabilidade Social”, enquanto que um seminário público sobre “Cooperação para o Desenvolvimento, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, definidos pelas Nações Unidas, visa a partilha, debate e reflexão em volta das questões mais prementes e contemporâneas do desenvolvimento humano, social e ambiental a nível mundial.

Um atelier “Animação do Livro de da Leitura”, que pretende, entre outros objectivos, sensibilizar crianças dos seis aos dez anos, para a importância do livro na Educação para o Desenvolvimento, terá lugar amanhã, sábado, das 10h30 às 12 horas.

Em Guimarães, a exposição e a instalação estarão no Museu de Arte Primitiva Moderna (Largo da Oliveira), de 22 de Março a 5 de Abril, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30. O atelier do livro e leitura repete na Biblioteca Municipal Raul Brandão, dia 23 de Março, das 10h30 às 12 horas, enquanto que o Fórum “Educação para o Desenvolvimento” tem lugar no mesmo dia, das 16 às 18 horas.

No comments:

Páginas que citam este blogue
Link to this page and get a link back!